sábado, 10 de junho de 2023

Dois Eus

 há uma distinção entre dois eus

o eu que vivencia a experiência e 

o eu que se lembra

os quais não partilham os mesmos interesses


Por exemplo, podemos expor as pessoas a duas experiências dolorosas

Uma dessas experiências é estritamente pior do que a outra, porque é mais duradoura


Mas a formação automática de lembranças

— característica do Sistema 1 — 

tem suas regras, que podemos explorar de modo que o pior episódio deixe uma lembrança melhor [mais forte]. 


Quando as pessoas posteriormente escolhem que episódio repetir, são, naturalmente, guiadas

pelo eu recordativo e se expõem (seu eu experiencial) a

uma dor desnecessária


A distinção entre os dois eus é aplicada à medição de bem-estar, onde descobrimos mais uma vez que o que torna o eu experiencial feliz não é exatamente a mesma coisa que satisfaz o eu da lembrança.


Como dois eus dentro de um único corpo podem perseguir a felicidade suscita algumas questões difíceis, tanto para os indivíduos como para as sociedades que veem o bem-estar da população como um objetivo das políticas públicas.

[REDDFDP  Daniel Kahneman P.69]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hierarquia de frases

 Hierarquia de frases "O início da sabedoria é chamar as coisas pelo seu nome correto." Confúcio "Investigue a origem das sua...